Sistema Socioeducativo: MPPE dialoga com Administração de Fernando de Noronha para assegurar execução de medidas em meio aberto

13/10/2022 - A administração do Distrito Estadual de Fernando de Noronha informou ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) que está tomando as providências necessárias para criar e manter programas de execução de medidas socioeducativas em meio aberto para adolescentes autores de atos infracionais. Esse foi o resultado de reunião realizada no dia 27 de setembro, no Palácio São Miguel, sede da Administração do Distrito Estadual de Fernando de Noronha, voltada a acompanhar o cumprimento de uma recomendação expedida pelo no mês de setembro.

De acordo com o promotor de Justiça Ivo Pereira de Lima, a administração distrital se comprometeu a implementar medidas para cumprir a Lei Federal nº 12.594/2012, como a criação e manutenção de programas de atendimento para execução das medidas socioeducativas em meio aberto; credenciamento de orientadores; e seleção e credenciamento de entidades assistenciais, hospitais, escolas ou demais estabelecimentos e de programas comunitários ou governamentais que serão disponibilizados para o cumprimento das medidas adequadas a cada adolescente.

O poder público deverá ainda apresentar semestralmente, ao MPPE e ao Judiciário, a relação de orientadores inscritos, das entidades ou estabelecimentos e dos programas vinculados à execução das medidas socioeducativas, para fins de apreciação.

Sistema socioeducativo - conforme a legislação, cabe às gestões municipais (ou, no caso de Fernando de Noronha, à Administração do Distrito Estadual) planejar e executar ações articuladas de educação, saúde, assistência social, cultura, capacitação para o trabalho e esporte para os adolescentes atendidos, nos termos do que preconizam a Lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase - Lei Federal nº 12.594/2012) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei Federal nº 8.069/90).