Olinda: Prefeitura deve remover ocupação irregular em área com risco de desabamento

11/10/2022 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania local, recomendou ao prefeito de Olinda que providenciasse a remoção da área ocupada de forma irregular pela comunidade que utilizou o muro da Estação de Tratamento de Esgoto de Peixinhos como alicerce para construção dos seus imóveis, na Avenida Canal. 


Segundo a promotora de Justiça Belize Câmara Correia, a medida visa possibilitar que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) possa realizar, com a devida segurança, a obra do muro que se encontra atualmente em risco de desabamento, assegurando aos ocupantes direito à moradia digna e equivalente.


Ainda conforme a publicação, a gestão municipal deverá adotar providências de vigilância necessárias para assegurar a não reocupação do local enquanto não efetivada a obra pela Compesa. Além disso, deverá ser realizado um levantamento/diagnóstico dos moradores ocupantes do local, bem como estudo acerca da viabilidade do reassentamento da

referida população em área diversa.


A recomendação foi publicada na íntegra no Diário Oficial Eletrônico (DOE) do MPPE do dia 13 de setembro de 2022.

 

Imagem acessível: fundo vermelho tem sobrepostos os dizeres Olinda Prefeitura deve remover ocuapção irregular em área com risco de desabamento.